Tribuna Tech Notícias
Notícias

Descubra o que é a inflação e porque os empresários estão preocupados com estes aumentos

Gabriel Cepeda Gonçalves

Ao ligar a televisão, abrir os jornais ou rolar a tela em uma das diversas redes sociais, você provavelmente já ouviu falar sobre inflação, certo? Para Gabriel Cepeda Gonçalves, temas como esse, que estão diretamente relacionados ao mercado financeiro e impactam o mundo empresarial, são muito propagados em todos os canais de mídias. No entanto, apenas poucas pessoas entendem sobre o assunto.

Essa falta de compreensão da grande maioria dos brasileiros é extremamente preocupante, pois as questões que dizem respeito ao mercado de finanças são essenciais para que se entenda sobre a economia e as melhores ações para ter mais qualidade de vida e segurança financeira. Por isso, continue lendo esse artigo até o final para descobrir mais sobre o que é a inflação e qual é o seu impacto direto na vida dos brasileiros.

Inflação: o que é, causas e impactos 

Se você está aqui, é porque quer saber mais sobre o universo do mercado financeiro e, para que isso seja possível, é preciso entender exatamente o que é a inflação. De acordo com o empresário Gabriel Cepeda Gonçalves, a inflação nada mais é que um conceito econômico que tem impacto direto sobre o poder de consumo dos cidadãos brasileiros, já que ela se caracteriza como o aumento nos preços de bens e serviços. 

Existem diversos tipos de causas que podem impactar nesse aumento nos preços, entre os mais comuns que se pode listar estão o aumento nos custos de produção, aumento na emissão da moeda, aumento na demanda e até mesmo a inércia inflacionária. Para Gabriel Cepeda Gonçalves é importante notar que as causas da inflação sempre estão atreladas umas às outras. 

Mas, afinal, quais os motivos que fazem esse tema ser tão discutido nas mídias? Acontece que esse fenômeno da economia tem impacto direto sobre os empresários e toda a população, pois afeta diretamente no poder de compra das pessoas, desestimula os investimentos, os comércios passam a ter prejuízos e a qualidade de vida das famílias brasileiras cai de maneira drástica. 

Como se proteger do aumento inflacionário 

Uma grande questão que pode surgir é se há maneiras de se proteger e se prevenir dos impactos causados pelo aumento inflacionário. De acordo com o empresário Gabriel Cepeda Gonçalves, é interessante estar atento para os gastos diários e desnecessários, realizar investimentos – especialmente em ativos relacionados à inflação – e investir na compra de moedas como o dólar. 

Índices de inflação no Brasil

Para ficar sempre atento às movimentações relacionadas à inflação é preciso observar os índices inflacionários. No Brasil, os principais índices são o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), ​​Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Índice Geral de Preços (IGP) e outros como o IGP-10, IGP-M, Índice de Preços no Atacado (IPA) e Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S).

Related posts

7 dicas para impulsionar o ganho de massa muscular

Rollang Barros Tenis

A tecnologia e o autoconhecimento

Rollang Barros Tenis

A Evolução da Responsabilidade Penal no Contexto Digital

Rollang Barros Tenis