Todo projeto gráfico deve ser pensado e produzido em etapas. De acordo com a Leograf Gráfica e Editora LTDA, uma das etapas mais importantes para todo projeto realizado por empresas da indústria gráfica é a etapa de acabamento. Por isso, é muito interessante que antes de mandar para uma gráfica realizar seu projeto, você entenda melhor sobre os tipos de acabamentos gráficos. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo a seguir!
Etapas de produção de projetos gráficos
Para todo projeto gráfico, é muito importante que as empresas da indústria gráfica e os clientes trabalhem por meio de etapas. Essas etapas são essenciais para que os materiais gráficos sejam desenvolvidos da melhor forma possível e que o resultado final saia como o esperado.
Se você nunca realizou um projeto gráfico com profissionais do setor ou já realizou mas não se atentou para isso, é muito interessante buscar entender melhor sobre as etapas básicas de desenvolvimento de projetos para que o trabalho dos profissionais seja compreendido de forma completa. Veja a seguir quais são essas etapas:
- Desenvolvimento do briefing;
- Brainstorming e feedback;
- Mock-ups e protótipos;
- Aplicação e acabamento;
- Acompanhamento dos resultados.
Entendendo a etapa de acabamento
Como mencionado, uma das etapas de produção e desenvolvimento de projetos gráficos mais importantes é a de acabamento. Segundo a Leograf Gráfica e Editora LTDA, a etapa de acabamento é fundamental para que o resultado final seja o esperado pelo cliente. Para entender sobre esse processo de acabamento, é muito importante saber mais sobre as dobras e sua função no desenvolvimento de projetos.
Tipos de acabamento
Por ser uma etapa tão importante e por entender que cada cliente e seus projetos são únicos, as indústrias gráficas desenvolveram, com o passar dos anos, diferentes tipos de dobras que resultam em diferentes tipos de acabamento para os projetos. A Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita que os quatro principais tipos de dobra existem para atender desde os projetos mais divertidos até os mais sofisticados.
Sanfona e Folder
Os dois primeiros tipos de dobra são a sanfona e o folder. De acordo com a Leograf Gráfica e Editora LTDA, o tipo de acabamento com dobra de sanfona consiste em uma dobra do papel em zigue-zague, sendo muito utilizado para materiais com grande quantidade de conteúdo. Já a dobra em folder consiste em uma dobra em que duas das pontas dobram-se ao centro, que acaba sendo a ideal para cardápios e guias.
Cruz e Central
Os outros dois tipos de dobras são chamados de cruz e central. A Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita que a dobra em cruz, que é dobrado na vertical e horizontal, é ideal para a apresentação de eventos. Por fim, a dobra central é aquela com uma única dobra, sendo muito encontrada no desenvolvimento de convites e cartões promocionais que transmitem muitas informações.
Interessante, não é mesmo?