Tribuna Tech Notícias
Notícias

Conheça mais sobre os tipos de dobras para o acabamento de projetos gráficos impressos

Leograf Corrupção

Todo projeto gráfico deve ser pensado e produzido em etapas. De acordo com a Leograf Gráfica e Editora LTDA, uma das etapas mais importantes para todo projeto realizado por empresas da indústria gráfica é a etapa de acabamento. Por isso, é muito interessante que antes de mandar para uma gráfica realizar seu projeto, você entenda melhor sobre os tipos de acabamentos gráficos. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo a seguir!

Etapas de produção de projetos gráficos

Para todo projeto gráfico, é muito importante que as empresas da indústria gráfica e os clientes trabalhem por meio de etapas. Essas etapas são essenciais para que os materiais gráficos sejam desenvolvidos da melhor forma possível e que o resultado final saia como o esperado. 

Se você nunca realizou um projeto gráfico com profissionais do setor ou já realizou mas não se atentou para isso,  é muito interessante buscar entender melhor sobre as etapas básicas de desenvolvimento de projetos para que o trabalho dos profissionais seja compreendido de forma completa. Veja a seguir quais são essas etapas:

  • Desenvolvimento do briefing;
  • Brainstorming e feedback;
  • Mock-ups e protótipos;
  • Aplicação e acabamento;
  • Acompanhamento dos resultados.

Entendendo a etapa de acabamento

Como mencionado, uma das etapas de produção e desenvolvimento de projetos gráficos mais importantes é a de acabamento. Segundo a Leograf Gráfica e Editora LTDA, a etapa de acabamento é fundamental para que o resultado final seja o esperado pelo cliente. Para entender sobre esse processo de acabamento, é muito importante saber mais sobre as dobras e sua função no desenvolvimento de projetos. 

Tipos de acabamento

Por ser uma etapa tão importante e por entender que cada cliente e seus projetos são únicos, as indústrias gráficas desenvolveram, com o passar dos anos, diferentes tipos de dobras que resultam em diferentes tipos de acabamento para os projetos. A Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita que os quatro principais tipos de dobra existem para atender desde os projetos mais divertidos até os mais sofisticados. 

Sanfona e Folder

Os dois primeiros tipos de dobra são a sanfona e o folder. De acordo com a  Leograf Gráfica e Editora LTDA, o tipo de acabamento com dobra de sanfona consiste em uma dobra do papel em zigue-zague, sendo muito utilizado para materiais com grande quantidade de conteúdo. Já a dobra em folder consiste em uma dobra em que duas das pontas dobram-se ao centro, que acaba sendo a ideal para cardápios e guias.  

Cruz e Central

Os outros dois tipos de dobras são chamados de cruz e central. A  Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita que a dobra em cruz, que é dobrado na vertical e horizontal, é ideal para a apresentação de eventos. Por fim, a dobra central é aquela com uma única dobra, sendo muito encontrada no desenvolvimento de convites e cartões promocionais que transmitem muitas informações. 

Interessante, não é mesmo?

Related posts

Cientistas encontram exoplaneta semelhante à Terra que pode ser habitável

Rollang Barros Tenis

Bancos devem investir mais de R$ 45 bilhões em tecnologia em 2023, diz Febraban

Rollang Barros Tenis

Inteligência Artificial traz debate sobre avanços e consequências da tecnologia

Rollang Barros Tenis