Tribuna Tech Notícias
Tecnologia

Apple libera kit de desenvolvimento de apps para o Vision Pro

Desenvolvedores só terão acesso ao hardware no mês que vem, em laboratórios da Apple; até lá, só será possível testar aplicativos em um simulador do visionOS

A Apple liberou novas versões beta dos sistemas operacionais de seus produtos nesta quarta-feira (21). Até aí, tudo normal, mas uma novidade chamou a atenção: o kit de desenvolvimento de software (SDK) do visionOS, que equipará o headset Vision Pro. Além disso, a empresa anunciou que o cadastro para receber os kits de hardware — que incluem o aparelho — começará em julho.

Os desenvolvedores poderão usar os mesmos frameworks de outras plataformas da Apple, como Xcode, SwiftUI, RealityKit, ARKit e TestFlight, explica a empresa.

“A partir de hoje, a comunidade global de desenvolvedores da Apple poderá criar uma categoria completamente nova de aplicativos de computação espacial”, diz o comunicado publicado pela Apple.

“Com o SDK do visionOS, os desenvolvedores podem utilizar o poder e as capacidades únicas do Vision Pro e do visionOS para projetar experiências de apps totalmente inéditas em diversas categorias, incluindo produtividade, design, games e mais”, completa o texto.

Apple terá laboratórios e kit de hardware para desenvolvedores
Como o aparelho ainda não está no mercado, os apps terão que ser testados em um simulador do visionOS. Isso, porém, pode mudar em breve.

No mesmo comunicado, a Apple diz que vai abrir laboratórios para desenvolvedores em Cupertino (Califórnia, EUA), Londres (Reino Unido), Munique (Alemanha), Xangai (China), Singapura e Tóquio (Japão) no mês que vem.

Nesses espaços, os desenvolvedores poderão usar o Vision Pro e testar seus apps. Engenheiros da Apple estarão disponíveis para fornecer suporte.

Também em julho, a Apple vai abrir cadastro para desenvolvedores interessados em receber um kit de desenvolvimento do Vision Pro — incluindo, claro, o headset.

Vision Pro custa US$ 3.499 e inaugura “computação espacial” da Apple
Após anos de especulações, o Vision Pro foi apresentado na última WWDC da Apple. O headset inaugura uma nova categoria de produtos no portfólio da empresa, que recebeu o nome de “computação espacial”.

O editor Thássius Veloso, do Tecnoblog, teve a oportunidade de testar o Vision Pro por cerca de 25 minutos. Ele ficou impressionado com a qualidade das telas, a baixa latência e a ótima integração entre o ambiente e os elementos visuais do sistema.

Por outro lado, ainda não está claro como vão acontecer as interações entre pessoas na plataforma. Os primeiros avatares são realísticos, mas parecem estranhos. Além disso, o aparelho depende de uma bateria externa com autonomia de apenas duas horas.

O Vision Pro começará a ser vendido no início de 2024 apenas nos EUA, em um primeiro momento. Ele custará US$ 3.499.

Related posts

Setor de tecnologia de Israel pode enfrentar interrupções de produção após ataques, diz Reuters

Rollang Barros Tenis

Pesquisadores precisam de investimento em infraestrutura, diz presidente do CNPQ

Rollang Barros Tenis

Contra tubarões: conheça a tecnologia adotada nos EUA para proteger banhistas

Rollang Barros Tenis