Tribuna Tech Notícias
Notícias

Tecnologia mensura riscos e mitiga erro humano em gestoras e assessorias de investimento

Antes de formular uma estratégia para ganhar dinheiro, os gestores pensam em evitar a perda de recursos. Essa é a máxima da administração de carteiras de investimento. Existem diversas maneiras de mensurar a volatilidade de um portfólio e a tecnologia tem contribuído, ao longo dos anos, para que os profissionais obtenham melhores retornos com uma taxa de risco cada vez mais controlada.

“A plataforma Comdinheiro dá um passo à frente ao reunir em uma só ferramenta todos os cálculos de gestão de risco. Também oferece suporte qualificado para que profissionais de gestoras de menor porte e assessorias de investimentos possam usar os recursos de maneira customizada”, diz Filipe Ferreira, diretor da Nelogica e responsável pela Comdinheiro.

Tecnologia financeira

Calcular o risco global de um portfólio com planilhas comuns pode ser uma tarefa desafiadora – além de pouco segura. “Por vezes, 98% da planilha está correta, mas um erro de digitação em uma das células coloca tudo a perder”, aponta Ferreira. “Ao contar com a tecnologia da plataforma, os profissionais podem realizar cálculos complexos e o erro humano é mitigado em todos os processos de análise”, complementa.

O módulo de Controle de Risco da Comdinheiro permite mensurar, de maneira cruzada, a volatilidade e a performance das carteiras de maneira automatizada. O gestor ou assessor de investimentos pode acessar com poucos cliques os cálculos de Valor em Risco (VaR), Atribuição de Performance, Alfa de Jensen, Beta, Volatilidade, Correlação, Risco de Liquidez – entre outros.

A ferramenta também promove análises mais robustas. “É possível calcular, por exemplo, a medida de risco de um título em relação ao prazo de vencimento, a duration, o que seria uma missão impossível sem a plataforma Comdinheiro”, destaca Ferreira.

Gestão de risco

A entrada de milhares de investidores no mercado de capitais nos últimos anos tem feito os órgãos reguladores promoverem cada vez mais regras para mitigar o risco de quem investe. Um exemplo é a resolução 175 da Comissão de Valores Mobiliários que define as responsabilidades de gestores e administradores de fundos de investimento. Diante do cenário, os agentes do mercado buscam agregar cada vez mais segurança na gestão dos recursos para evitar surpresas desagradáveis.

A customização das ferramentas de Controle de Risco da Comdinheiro pode ser traduzida como um atalho para mensurar o risco em diversas situações. “O gestor de um fundo de small caps, por exemplo, conseguiria saber qual é a liquidez exata da sua carteira. Dessa maneira, ele poderia cravar para os cotistas quanto tempo demoraria para se desfazer dos ativos, se necessário. Isso traz mais segurança para quem investe”, explica Ferreira.

Já no ambiente de uma assessoria de investimentos, os processos customizados facilitam, por exemplo, os cálculos de performance das estratégias, de acordo com o perfil de risco de cada investidor. “Na prática, um assessor que tem 100 clientes poderia acompanhar, em tempo real, qual a taxa de risco de todas as carteiras sob gestão. Essas informações também podem ser enviadas de maneira automatizada para os clientes”, destaca Ferreira.

Dados do mercado à mão

O banco de dados consolidado da Comdinheiro reúne todas as informações do mercado de ações, fundos e renda fixa – que são processados em um dos maiores parques tecnológicos do país, localizado em São Paulo. Dessa maneira, o administrador pode, além de conhecer em detalhes o risco da sua carteira, fazer simulações automatizadas com diferentes ativos em qualquer janela de tempo.

“Um assessor de investimentos poderia simular o rebalanceamento da carteira dos clientes com alguns cliques. Se um portfólio tem uma taxa de risco de 10% e o investidor quer diminuir para 8%, o profissional pode descobrir, por exemplo, quanto ele precisaria dolarizar a estratégia para alcançar o objetivo. São infinitas as possibilidades de ajustes”, complementa Ferreira.

Suporte qualificado

A Comdinheiro conta com uma equipe de profissionais qualificados para responder dúvidas e auxiliar gestores e administradores a utilizar da melhor maneira todos os recursos da plataforma.

“Nosso maior ativo é a qualidade do atendimento. Quando um gestor ou assessor entra em contato para discutir a customização das ferramentas, ele será atendido por engenheiros e economistas”, diz Ferreira.

Para garantir a qualidade e excelência do serviço, toda a equipe de suporte é treinada por profissionais com títulos de mestres e doutores em finanças. “Buscamos a excelência, a no atendimento para facilitar o uso assertivo e consciente de todas as ferramentas pelos gestores e administradores.

Ao se apropriar da possibilidade de lidar com grandes quantidades de dados e cálculos, nossos clientes também conquistam novas habilidades em suas carreiras”, diz Ferreira.

Sobre a Nelogica

Fundada em 2003, a Nelogica é uma das maiores provedoras de tecnologia para investimentos da América Latina. Entre as soluções ofertadas estão sistemas avançados back to front para análise e negociação eletrônica multiclasse de ativos, como o Profit, líder no mercado no Brasil, e a Comdinheiro, referência no fornecimento de informações e consolidação de dados financeiros para o principal mercado institucional do país.

Atua ainda provendo produtos e serviços para corretoras, bancos e clientes institucionais na linha de Home Broker, Risk Manager, OMS, Algoritmos e Soluções de dados.

Related posts

Gustavo Beck: um polivalente do cinema e da crítica

Rollang Barros Tenis

Aluguel de casa de campo para casamento

Rollang Barros Tenis

Estratégias de Cleabedais Mantovani para Vender Imóveis Durante uma Recessão

Rollang Barros Tenis